automaodemarketingconheaosprincipaisbeneficios

Automação de Marketing Conheça os principais benefícios

Você sabe o que é a automação de marketing e os benefícios que ela pode trazer para a sua estratégia de marketing? Se não sabe, você está no lugar certo!   

Quando falamos sobre o processo de automação, estamos a referir a uma programação de máquinas, softwares ou sistemas para a realização de uma determinada actividade.  

No caso da automação de marketing existe o processo de envio de conteúdo para os leads, que são os clientes em potencial.   

Isso é chamado de nutrição dos leads e é essencial para garantir a eficiência das campanhas no digital, assim como agregar boas decisões no processo de compra do cliente.  

Vamos conhecer mais sobre esse assunto? Prossiga a leitura!

 

5 benefícios da automação de marketing

 

Para quem actua na área de marketing, sobretudo, do marketing digital, precisa de conhecer o que é a automação, assim como os benefícios em investir nesse tipo de estratégia. Imagine que o ambiente digital é bastante complexo, com perfis de clientes diferentes.   

A automação contribui para desenvolver um conteúdo de qualidade, direccionado a um público específico. Vamos entender melhor esses benefícios?  

  • Nutrição de leads;
  • Comunicação personalizada para o cliente;
  • Possibilidade de encurtar o ciclo de vendas;
  • Redução de tarefas repetitivas;
  • Ganho de tempo para a realização de outras actividades.

Os leads são os clientes em potencial que sua marca pode ter. Eles são identificados no momento que o cliente demonstra interesse pela marca, por meio do registo num formulário ou landing page.   

No entanto, quando essa pessoa faz esse registo, ela espera receber um conteúdo da marca.  

Daí que entra a automação como um processo essencial para a sua empresa. Por meio da automação de marketing é possível compartilhar o conteúdo com as pessoas interessadas, a partir da programação de uma data e melhor horário.   

Isso faz também com que a comunicação com o seu cliente seja ainda mais personalizada.  

Ou seja, a linguagem utilizada para falar com seu público torna-se assertiva. E por que isso é importante? Direccionar a linguagem correcta para o público é importante para fazer com que a comunicação seja correcta, além de permitir um encurtamento da fase de vendas.  

O ciclo de vendas ocorre por meio da jornada de compra do consumidor e com o envio de conteúdo direccionado, a nutrição de leads ocorre e como consequência, a sua empresa pode conquistar o cliente com mais rapidez.  

Além disso, a automação de marketing também permite a optimização do tempo, já que reduz a incidência de actividades que são repetitivas, o que faz com que a equipa de marketing possa direccionar sua atenção para outras acções.   

Isso faz com que alguns trabalhos que são considerados como recorrentes sejam feitos de forma esporádica, já que existe a programação de publicação. A partir desses benefícios, a sua empresa precisa passar a investir na automação de marketing.  

Vamos descobrir como isso pode ser feito dentro da sua empresa. Acompanhe!

 

A automação de marketing na prática dentro das empresas

 

Agora que você já sabe a importância da automação de marketing para sua empresa, vamos aprender como isso pode ser feito na prática. 

Primeiro, é fundamental que a equipa de marketing desenvolva um conhecimento aprofundado sobre quem é o público-alvo da sua empresa. Somente assim, é possível criar uma estratégia dentro da linguagem do público e que seja de fácil compreensão.  

Para fazer a automação das postagens, assim como enviar e-mail marketing para a nutrição do lead, é possível utilizar algumas ferramentas de marketing, que realizam o envio automatizado de conteúdo.   

Algumas dessas ferramentas já trazem alguns modelos personalizados para o uso. Existem também softwares de vendas que podem ser utilizados no caso de criar landing pages e outros contratos.   

Essas ferramentas contam com templates que podem trazer boas ideias de como criar conteúdo para o público.  

O uso dessas ferramentas é importante para conseguir concentrar o público num único lugar, além de fazer uma actividade que ajuda na promoção de vendas.   

Dessa forma, faça uma avaliação para identificar qual é o melhor software para sua empresa.  

Ainda, é essencial que a empresa crie um fluxo de publicação de conteúdo, assim como faça o monitoramento do processo de automação, visando corrigir ajustes e falhas no processo.  

Isso pode ocorrer por meio da criação de uma lista dinâmica, focada na qualificação de leads e na conversão de clientes. Com isso, pode ocorrer até mesmo uma mudança nos fluxos de nutrição, a partir do avanço do cliente na jornada de compra.   

Partilhar:
// Blog

Artigos Relacionados

Vamos falar 💬

We are a real team that works
for real people with real business in the real world.

Diga Olá


+351 289 802 614
+351 960 033 450

Chamada para a rede fixa nacional
Chamada para a rede móvel nacional

Dias úteis: 9h00-13h00 - 14h00-18h00

Pronto para discutir um projecto? 🦄
Preencha o nosso Formulário.

hand à medida