O nosso amigo Bill Gates

O nosso amigo Bill Gates

William Henry Gates III, Bill Gates para os amigos, nasceu para o mundo há 67 anos em Seattle, Washington. Filho de um prestigiado advogado e de uma professora universitária e gestora bancária, teve a sua formação na Universidade de Harvard não tendo contudo concluído para focar as atenções na empresa que o tornou famoso, a Microsoft.

Visionário desde cedo, aos 16 anos já desenvolvia software para máquinas de flippers! Conheceu Paul Allen e criaram a empresa Traf-o-Data. Desenvolveram um software que através de fitas magnéticas que registava informações de tráfego. Não tiveram grande sucesso quando os clientes descobriram a idade deles!

A ascensão deu-se com a criação da Microsoft em conjunto com o Paul Allen, desenvolvendo inicialmente um interpretador para a linguagem BASIC que foi comercializado com um dos primeiros PC’s a ser comercializado nos EUA, o Altair 8800. Pelo caminho fica a aposta da Microsoft no desenvolvimento de software, passando pelo MS-DOS, Windows, Aplicações Office, Jogos, etc.

Até 2008, Bill Gates ocupou o cargo de Director da Microsoft. A partir dessa altura, saiu para se dedicar com a sua esposa à Bill & Melinda Gates Foundation, instituição filantrópica criada em 2000. Sendo uma das pessoas mais ricas e influentes do mundo, através da fundação financiou diversos projectos de investigação como pesquisas sobre a SIDA, o Cancro, o Alzheimer, mas também a aposta em energias e alimentação sustentáveis, vacinação, agricultura, etc.

Num artigo recentemente publicado no seu blog, deu conta que “Vou-me tornar um avô no próximo ano“, algo que segundo o próprio lhe trará outra dimensão ao seu trabalho pois renova sua inspiração para ajudar os filhos e netos de todos a sobreviver e prosperar.

Num mundo de enormes desigualdades todos temos a oportunidade para fazer algo para as reduzir. “O sucesso é uma perspectiva de longo prazo, mas começa com as ações que tomamos agora.”. Espero que todos tenhámos um momento de inspiração, nem que seja seguindo o exemplo do nosso amigo Bill e à nossa maneira possamos ter a oportunidade de, com pequenas ações, melhorar a vida dos outros.

Bom ano de 2023 e bem hajam!

Fontes: Wikipedia, Gatesnotes.com, Forbes.com

By: Tiago Vieira

Related Posts

Enter your keyword