Como analisar as métricas das Redes Sociais para potencializar as suas estratégias

Como analisar as métricas das Redes Sociais para potencializar as suas estratégias

O alcance que as redes sociais fornecem permite direcionar novos visitantes ao seu site, alcançar leads e clientes e otimizar as ações da marca. Assim, é importante não apenas desenvolver boas estratégias para esses canais, mas também utilizar indicadores e métricas digitais para acompanhar os resultados e otimizar as ações feitas.

Basicamente, as métricas servem para que o responsável pela estratégia acompanhe os resultados dela em tempo real, realizando ajustes caso seja necessário.

Na prática, isso significa que ao planear uma ação, é preciso considerar métricas que indiquem o sucesso ou fracasso da campanha – conforme o objetivo esperado – para entender o resultado dela.

Se você quer saber tudo sobre as métricas, a influência delas no marketing digital e os benefícios de um monitoramento eficaz, chegou ao conteúdo certo.

Conheça as principais métricas de redes sociais

Trazemos as principais métricas de média social para que você possa entender como usá-las corretamente.

É importante salientar que, em muitos casos, para um resultado mais efetivo, uma métrica dependerá de contextualizações e de outras análises.

Afinal, juntas, elas diagnosticam se o posicionamento é qualificado ou não, trazendo uma visão mais clara sobre os resultados e o posicionamento do negócio nas redes.

Likes / Gostos

O número de Likes, que é o indicador mais popular no Facebook, não tem impacto direto no desempenho do negócio quando visto sozinho. Afinal, pode ser entendido como uma métrica de vaidade se não devidamente contextualizada.

Assim, lembre-se que o principal desafio é entender o impacto dela para uma melhor avaliação e para o resultado esperado pela marca.

Nesse caso, o mesmo motivo se aplica a pequenos cliques de coração no Instagram e Twitter, as reações no LinkedIn e até mesmo o número de vezes que um vídeo é visto no YouTube. 

Este é um aviso importante para evitar cair na armadilha de comprar curtidas, por exemplo. O impacto a longo prazo é terrível.

Cliques

Não podemos ignorar o fato de que a taxa de cliques é uma métrica associada a muitas atividades de marketing digital, incluindo mídias sociais.

Por conta disso, o processo ajuda a mensurar se um anúncio de aluguer de empilhadeira, por exemplo, está trazendo resultados efetivos.

No entanto, a informação só ganha relevância se estiver vinculada a outros dados. 

Por exemplo, se as taxas de conversão não corresponderem, você precisará investigar o que está acontecendo e se o público correto está sendo atingido ou quais ações podem estar atuando como gargalos na estratégia.

Assim, você pode ter um conteúdo clickbait projetado para atrair cliques, mas ele deve sempre ser relevante para o desempenho da sua marca.

Alcance

O alcance representa o número de usuários afetados pelas postagens de uma página em um período de tempo específico (você também pode ver o alcance de cada postagem individualmente).  

Existem dois tipos principais de alcance: o alcance orgânico e o alcance pago.

Na prática, o alcance orgânico representa o número de usuários alcançados por uma postagem sem investimento em anúncios, independentemente do tema ou segmento, como um material informativo sobre tratamento de água.

Em outras palavras, o alcance orgânico representa os usuários que foram alcançados pela publicação de uma página porque receberam o conteúdo ou visualizaram um compartilhamento em seu feed de notícias. 

Já o alcance pago, como o nome indica, mede o número de usuários atingidos por meio de impulsionamentos. Ou ainda, conforme o valor definido, quantos usuários viram o material e reagiram/acessaram a página posteriormente.

Ao avaliar o alcance pago, você também mede a eficácia de seus anúncios de acordo com o valor investido e os objetivos visados com ele.

Para aumentar seus resultados de alcance, você precisa criar anúncios com essa meta específica, considerando o orçamento e temas de mais interesse para a audiência.

“Engajamento”

“Engajament” nada mais é do que uma métrica da interação do público geral com uma postagem.

Em geral, quanto mais engajamento você tiver, mais o conteúdo converge com os interesses do seu público. Em outras palavras, quanto mais engajamento você tiver, melhor.

Essa métrica leva em consideração o número de curtidas, a quantidade de comentários e o número de compartilhamentos. Este é um dos principais indicadores de média social para branding.

No entanto, preste atenção à qualidade e à quantidade das interações no perfil. Nem todo engajamento é intrinsecamente positivo para um escritório contábil, por exemplo.

Número de conversões

A taxa de conversão mede o alcance de seus objetivos. Se você estiver postando um item que leva a uma página de compra, a conversão é uma compra.

Para publicações que direcionam os usuários para uma landing page com um e-book, a conversão é um download desse e-book.

Esse indicador ajuda a fornecer insights sobre quais redes sociais têm maior poder de conversão e qual tipo de conteúdo melhora este indicador.

Tráfego de redes sociais

Se a taxa de cliques mede o interesse de um usuário em aceder a oferta de banho de prata ou o índice de recepção a um conteúdo sobre gerador de energia portátil, a taxa de tráfego indica quem realmente acedeu à página indicada pelo CTA. 

Uma das principais tarefas das redes sociais é atrair usuários para as páginas da empresa, como um site institucional ou e-commerce. As motivações para isso podem ser várias, como:

  • Gerar leads;
  • Apresentar novos produtos;
  • Saber detalhes de serviços;
  • Receber um brinde.

Para conseguir alcançar tais ações, o usuário deve ser estimulado a clicar no link para ir para a página especificada na publicação. 

Assim, quando chega à página, a métrica identifica o canal de origem, nesse caso ocorre a conversão do tráfego da rede social para o site da empresa, seja ela de gestão condominial ou uma loja virtual de acessórios divertidos.

Este é um dos indicadores de mídia social coletados pelo Google Analytics.

Além disso, considere analisar as taxas de rejeição para entender melhor a relação entre elas, ou seja, as pessoas que chegam ao site mas desistem da navegação antes mesmo de interagir com a página.

Taxa de rejeição

Como o nome indica, a taxa de rejeição refere-se aos usuários que não gostam do seu conteúdo ou não interagem com seu perfil após visualizarem um conteúdo/acessarem a home.

Isso pode ser medido pelo número de denúncias de spam, quem bloqueou a página ou quem deixou de segui-la.

Você também pode usar essa métrica em combinação com o Google Analytics para observar a porcentagem de visitantes do seu site ou blog que abandonou a página rapidamente.

Isso significa que você pode analisar o tráfego de pessoas que não estão interagindo com sua página para identificar quais os motivos disso ou conteúdos que mais levam os usuários a interagir/denunciar.

É muito importante descobrir o que seus espectadores não gostam para que você possa melhorar os conteúdos produzidos sobre seu segmento de atuação ou temas mais densos, como laudos técnicos.

Crescimento por canal

Assim como o engajamento mede a eficácia de uma postagem, acompanhar o crescimento de cada canal revela os resultados de ações comuns.

À medida que seus seguidores crescem, seu público se torna mais ativo em sua marca.

Monitorar esses dados é tão importante para seus esforços de branding quanto para acompanhar o crescimento de seguidores em páginas nas redes sociais.

Quais são os benefícios de analisar métricas?

O marketing digital oferece vários benefícios às empresas, mas um dos mais importantes é a capacidade de ver reações gerais quase em tempo real. 

A partir daí, o gestor pode fazer os ajustes necessários, aprimorando a estratégia.

Vamos nos deter às vantagens da análise de métricas agora, acompanhe.

Maximizar resultados

Com o desenvolvimento das redes sociais, medir métricas tornou-se uma atividade muito mais fácil e necessária.

Tenha em mente que na era do marketing tradicional, todos os tipos de produtos ou serviços eram anunciados usando meios que não permitiam esse rastreamento.

Por exemplo, um chefe da administração de condomínios residenciais não conseguia descobrir quantos e quem viu seu anúncio no jornal ou quais pessoas que chegaram a uma loja de roupas por conta de uma entrega de flanfletos sobre promoções.

Por outro lado, as empresas que investem em ações na internet podem saber mais sobre o perfil que acede a um anúncio. 

Essa acessibilidade é essencial para melhorar o planejamento de cada ação e, assim, maximizar os resultados.  

Direcionar finanças

Você precisa saber onde investir ao lidar com marketing digital. As possibilidades são enormes e a segurança de gastos é importante para evitar maus investimentos.

Se o gestor tiver acesso às métricas atualizadas, ele tem certeza de qual estratégia realizar. Isso inclui saber como gerir o dinheiro de uma área para usá-lo em outra com mais efetividade.

Mais informações sobre o cliente

O aspecto mais importante para uma ação de qualidade é identificar o perfil do paciente. Afinal, um público que busca por clínicas de prostatectomia radical é diferente daquele que busca por acessórios para pets.

Desse modo, com base em dados como preferências e taxas de “engajamento”, as empresas sabem como prosseguir com suas estratégias e as métricas são importantes nesse processo.

Afinal, elas mostram o comportamento das pessoas diante das campanhas corporativas. 

Com monitoramento regular e completo, sua empresa tem mais dados para identificar exatamente o que as pessoas estão procurando.

Ou seja, quanto mais métricas são analisadas de forma correta e contextualizada, mais informações a empresa terá sobre os leads e melhores serão as ações criadas.

Medir a eficácia

As métricas também atuam como um termómetro para a eficiência dos negócios. 

As estratégias de marketing estão em constante mudança, pois os ambientes virtuais são acelerados e o público em geral sempre precisa de um novo impulso.

Nesse contexto, ser capaz de identificar de forma confiável quando uma estratégia parou de funcionar é um grande diferencial. 

Mesmo as estratégias mais infalíveis podem perder sua eficácia ao longo do tempo. Portanto, condicione a sua abordagem às métricas e não perca os seus clientes.

Onde avaliar as métricas?

Você pode analisar os resultados dessas e de outras métricas na seção “Informações e Análises” da sua rede social.

Tenha em mente que quanto mais clientes, mais trabalhosa será essa análise. Por isso, ela merece atenção redobrada e pode ser necessário contar com equipes dedicadas.

Softwares especializados e colaboradores capacitados são essenciais para avaliar métricas corretamente.

Quem deseja se consolidar nas redes sociais precisa valorizar essa parte. Com as informações compartilhadas aqui, fica ainda mais fácil. 

Portanto, mãos à obra! Familiarize-se com o assunto, encontre profissionais competentes e alce novos voos junto ao negócio a partir das redes sociais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts

Enter your keyword