8 dicas de como utilizar as imagens a seu favor no seu site

8 dicas de como utilizar as imagens a seu favor no seu site

A construção de uma identidade visual é um processo importante para as empresas, possibilitando comunicar ao público os valores, missão e o propósito da marca. Além disso, o uso de artigos visuais contribui para a atração do público. Desse modo, é muito comum utilizar imagens e outros elementos que tornam as peças de divulgação mais atrativas.

 

Todos possuem um conjunto de características, desde o próprio nome até aspectos de aparência e personalidade, e isso não é diferente com as marcas, que precisam ser lembradas e reconhecidas.

 

Além disso, a imagem certa no canal mais adequado pode atrair muitas pessoas para as páginas e redes sociais, além de trazer mais leveza aos conteúdos produzidos, fazendo com que os usuários permaneçam mais tempo no site.

 

Isto posto, como uma marca pode ser reconhecida e como ela pode utilizar os aspectos visuais em favor do negócio de forma efetiva?

 

É neste momento que a identidade visual bem definida se mostra ainda mais fundamental, criando um padrão para a marca.

 

Deste modo ela ajuda nas estratégias e deve ser encarada como uma prioridade para estabelecer a comunicação do negócio de forma efetiva. 

 

Com estratégias bem elaboradas, o processo de encantamento e conversão se torna mais simples.

O que é branding?

O branding é uma maneira de gerenciar as estratégias de marca de uma empresa. 

 

A gestão inclui um planejamento para curto, médio e longo prazo, além da criação e gerenciamento de elementos da identidade visual para potencializar a percepção da empresa pelo público.

 

O branding tem como objetivo o pleno desenvolvimento de um negócio e estabelece que a marca precisa ser bem planejada, estruturada, gerida e promovida a partir de ações voltadas à sua imagem.

 

Esses processos englobam a gestão de marca e, ao serem bem executados, proporcionam ótimos resultados no trabalho.

O que é identidade visual?

A identidade visual consiste na construção de diversos elementos gráficos e visuais responsáveis por criar uma imagem de quem é a empresa, quais são os seus valores e como ela vê o mundo e a sociedade.

 

Para uma marca ser reconhecida de modo positivo e ter mais sucesso no seu nicho de atuação, é necessário definir as suas qualidades, visando torná-la interessante e única. 

 

Deste modo, a marca será mais reconhecida nos momentos de compra e nas tomadas de decisão como um todo.

 

Cabe ressaltar que os aspectos que formam a identidade visual vão muito além de um simples cartão de visitas para atrair possíveis clientes. 

 

Assim, é importante pensar na identidade como a personalidade da empresa sintetizada e utilizada em todas as ações, campanhas, comunicações e interações, tendo a forma mais adequada de expô-la para o mundo.

 

Deste modo, quanto mais compreensível e caprichada for a estratégia, mais espaço a marca ganha na vida dos consumidores.

 

Há empresas que conseguem trabalhar tão bem a sua identidade visual que o público consegue reconhecê-la apenas pelas cores em uma publicidade. Uma imagem em redes e site também deve cumprir esse papel, refletindo a personalidade e o padrão da amrca.

 

Alguns dos principais elementos que podem ser utilizados para o desenvolvimento da identidade visual são:

 

  • Tipografia;
  • Logotipo;
  • Paleta de cores;
  • Elementos gráficos;
  • Materiais de divulgação (outdoors, flyers, cartazes).

 

Recentemente, os elementos das redes sociais como a capa, avatar e imagens dos posts são itens que as empresas de equipamentos para laboratórios e de outros segmentos devem se preocupar para conseguir bons resultados e reforçar essa identidade.

A importância do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de atração muito utilizada para conquistar clientes por meio da produção de conteúdos relevantes e que podem ser desenvolvidos em formato de textos, e-books, podcasts, vídeos, infográficos, entre outros.

 

O marketing de conteúdo não realiza promoção direta da marca, mas atrai o público ao propor boas soluções para os seus problemas. 

 

Esta é considerada uma das melhores maneiras para posicionar bem o seu site ou blog nas buscas orgânicas do Google e até mesmo para alcançar novos leads nas redes.

 

Um escritório contábil, por exemplo, independentemente de seu porte, pode investir na produção de conteúdo visando conquistar uma boa reputação, credibilidade, além de gerar leads (potenciais clientes) mais qualificados, algo que resulta em vendas.

 

Nesse caso, o espaço deve definir qual o formato do material mais adequado para seu público e em qual canal será divulgado, como um blogpost em seu próprio site.

 

Assim, ilustrações podem ser usadas para contextualizar um material sobre dicas de como gerir as finanças de um pequeno empreendimento, estabelecendo a marca como referência e empregando a identidade e as fotos para tornar a ação mais atrativa.

 

Lembre-se que um bom conteúdo ajuda a valorizar o seu blog ou site, atraindo os clientes, além de criar uma relação de confiança com eles.

Motivos para investir no marketing de conteúdo 

Os investimentos em produção de conteúdos para blogs e sites é algo vantajoso para empresas de manutenção industrial e de tantas outras áreas, que podem obter os seguintes ganhos:

 

  • Ajuda a obter links qualificados;
  • Melhora o posicionamento nas buscas orgânicas;
  • Permite construir autoridade de marca;
  • Educa a audiência sobre o segmento;
  • Gera leads qualificados;
  • Estabelece uma boa relação com os leads;
  • Auxilia o time de vendas.

 

Estes são alguns dos motivos que podem convencer as empresas a investirem no marketing de conteúdo estratégico e, com isso, conseguir ótimos resultados para os negócios.

Como utilizar imagens de qualidade no seu blog ou site? 

A identidade visual é o cartão de visitas que ajuda na apresentação da sua marca na internet e, como vimos, diversas ações e materiais impactam nesse processo.

 

Considerando este fato, é importante que a empresa, seja uma fábrica de cintas de amarração ou um clínico geral que está criando um consultório particular, selecione boas imagens para compor os conteúdos e a identidade.

 

Diariamente, muitos conteúdos multimídia são inseridos na internet. Para chamar atenção das pessoas é necessário inserir elementos visuais que ajudem a cativar rapidamente e facilitem a absorção das peças publicitárias e materiais orgânicos.

 

Conteúdos que utilizam imagens têm maiores chances de visualização e compartilhamento comparado com os conteúdos apenas textuais. Afinal, além da busca por palavras-chave, o usuário pode encontrar seu material a partir do Google imagens, por exemplo.

 

Nas redes sociais, os posts com fotos e ilustrações também impactam mais os usuários e geram mais likes do que outras postagens.

 

Assim, um ponto importante que os empreendedores precisam ter atenção é que não basta escolher qualquer imagem, é preciso que haja alinhamento com a marca, reforçando a sua identidade e valores. 

 

Isto posto, é essencial ir além para conseguir ótimos materiais e resultados ao criar conteúdos para divulgar a prestação de serviços de licenciamento ambiental ou uma loja de roupas sustentáveis.

 

Algumas dicas que podem ajudar na questão de utilização das imagens são:

1. Escolha imagens coerentes

Por mais básica que pareça, essa dica é muito importante para não cometer erros. No momento de escolher as imagens, é interessante perguntar se a imagem faz sentido para o negócio e conteúdo desenvolvido, contribuindo significativamente para o conteúdo que será publicado.

 

Apostar em imagens mais arriscadas, consideradas abstratas pode ser uma boa opção, mas desde que faça sentido com o conteúdo e para a proposta do negócio.

2. Pense na persona

A persona (representação ideal do cliente) deve ser considerada em toda campanha criada. Afinal, o objetivo é atrair e se relacionar da melhor forma com esse público.

 

Assim, primeiramente, para ter um bom relacionamento com esse perfil é necessário representá-la visualmente. Após o processo, a criação de conteúdos e definição da identidade serão mais facilitados.

 

Para explorar bem esse vínculo, a empresa pode utilizar informações como:

 

  • Gênero;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Sexo;
  • Etnia.

 

Essas e outras informações podem ajudar muito no momento de definir as imagens que serão utilizadas nos conteúdos.

3. Use o formato ideal

Antes de colocar as imagens na publicação, é importante pensar em qual meio ele será divulgado.

 

Cada rede social, blog ou site exigem um tamanho específico de imagem para que se adapte aos conteúdos da página com qualidade.

4. Faça investimentos em qualidade

Investir em qualidade nunca é perda de tempo, pelo contrário, é uma maneira de se destacar. 

 

Desse modo é preciso pensar nos conteúdos de forma integral. Afinal, um texto de qualidade com imagens de baixa qualidade pode gerar incômodo nas pessoas que acessam o conteúdo.

 

Esse detalhe pode transmitir uma falta de preocupação e até desestimular o acesso ou credibilidade, visto que o visual do site é responsável pelo reconhecimento da marca e impressão que o cliente tem do potencial atendimento que será prestado.

 

Assim, é importante reter as pessoas na página, incluindo textos e fotografias de qualidade e atrativos, melhorando a imagem do seu negócio de EPS isopor, por exemplo.

 

Sendo assim, investir em imagens de alta qualidade é fundamental para transmitir uma sensação de credibilidade, algo que pode render ótimos ganhos.

5. Atenção com o overacting

O termo em inglês significa atuação exagerada. É muito comum ver conteúdos na internet com excesso de banners e posts com modelos em atuações excessivas.

 

A questão é: será que essa escolha passa uma imagem de naturalidade ou superficialidade?

 

Imagens que possuem pessoas ou modelos em situações semelhantes às do cotidiano da sua persona, por exemplo, podem ajudar na credibilidade do conteúdo de cabeamento estruturado e de outros segmentos, além de inserir o produto em um contexto de uso, facilitando a inserção no imaginário do cliente.

6. Evite ser repetitivo

O uso da mesma imagem várias vezes no site ou blog pode criar a sensação de que o post é repetido, prejudicando o conteúdo e página. Afinal, isso reduzirá as visualizações.

 

Sendo assim, no momento de escolher as imagens é importante ter cuidado para não selecionar imagens repetidas e que sejam desinteressantes para os usuários.

7. Cuidado com a edição das imagens

Ajustes em alguns pontos das imagens pode ser algo positivo, mas é fundamental não exagerar para não deixar a imagem superficial.

 

Economizar nos filtros e modificar apenas o que precisa de um pequeno realce, brilho ou contraste é uma maneira de evitar exageros e transmitir a mensagem com mais clareza.

8. Agregue valor

Nas redes sociais, os profissionais podem postar conteúdos de valor para os leitores e para a marca. 

 

Para conseguir isso, você pode utilizar uma capa atrativa que reflete a imagem do seu negócio ou o conteúdo publicado.

 

Para isso, escolha uma imagem de perfil que o público consiga identificar facilmente.

 

Outra dica que pode ajudar é a interação. Responder os comentários dos usuários, por exemplo, mostra o quanto a marca se importa com diálogo e isso pode ajudar no relacionamento com os consumidores.

Orientações finais

Colocar em prática dicas de como utilizar as imagens nos conteúdos são maneiras das empresas de ar condicionado instalação e de outras áreas conquistarem públicos qualificados e serem reconhecidas em quaisquer canais que esses materiais forem compartilhados. 

 

Consequentemente, poderão obter excelentes resultados, aumentando os lucros, clientes e oportunidades de mercado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts

Enter your keyword