Principais estratégias do marketing digital que trazem resultados rápidos!

Principais estratégias do marketing digital que trazem resultados rápidos!

A presença digital hoje é um pré-requisito, mas definir a estratégia de marketing digital mais eficiente também é essencial. 

 

Estar na internet não significa que automaticamente terá sucesso nesse ambiente. 

 

Isso porque a presença digital de sucesso precisa ser estratégica e requer planejamento e métricas.

 

O cenário pode se complicar quando se vislumbra as possibilidades distintas entre o marketing digital e o inbound marketing.

 

Contudo, nada de se desesperar. Afinal, existem formas e técnicas bem sucedidas para gerar resultados rápidos investindo pouco.

 

Elaboramos um bom panorama da área, contendo exemplos de aplicação, métricas e benefícios do marketing digital. Confira abaixo.

O que são as métricas de marketing?

As métricas de marketing podem ser definidas como o primeiro passo para que as construtoras em SP, clínicas, escritórios e diversos outros empreendimentos possam desenvolver planos, ações e estratégias.

Basicamente, são dados quantificáveis que mostram o desempenho de uma marca em várias frentes de trabalho.

Você pode usar esses dados para analisar com segurança cada fase do seu projeto e tomar decisões importantes. Também permite acompanhar e comparar o seu trabalho de forma prática e direta. Conheça exemplos de métricas a seguir.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Saber quanto cada novo cliente custará para o seu negócio é essencial para manter a posição financeira.

Ao calcular o CAC, todos os custos para atrair e converter um consumidor devem ser considerados.

Para isso, considere as despesas de marketing e vendas e some os valores. Em seguida, pegue o resultado e divida-o pelo número de novos clientes em um determinado período de tempo. 

Ticket médio

Essa métrica é usada para calcular a média da quantidade de dinheiro que cada cliente gasta na locação de impressoras, por exemplo.

Nesse caso, é necessário considerar o ticket médio mensal. Se o valor for baixo, você pode implementar estratégias como cross-sell e up-sell.

Para calcular o valor, divida as vendas mensais pelo número de clientes adquiridos nesse período. Use este cálculo para saber mais sobre o faturamento e entender o comportamento do cliente.

Taxa de conversão

A conversão é o primeiro passo no processo de completar vendas. Acompanhar essa métrica vai te dar uma ideia do desempenho do seu conteúdo, pois é a porta de entrada para novos leads em sua estratégia de inbound marketing.

Para conhecer a taxa de conversão de uma loja de tubos galvanizados, como a quantidade de cadastros na newsletter da empresa, por exemplo, é necessário dividir o número de conversões pelo seu público. Posteriormente, multiplique esse número por 100. 

Um número pequeno indica que você precisa revisar algumas ações ou toda a estratégia. Contudo, para ter uma taxa mais satisfatória e adequada, o ideal é estabelecer uma meta/índice mínimo esperado para obter um bom retorno.

Life Time Value (LTV)

Representa o valor da vida útil de um cliente. Em outras palavras, é a renda que uma pessoa traz para uma loja enquanto é um cliente ativo. 

Para calculá-lo, é preciso considerar o ticket médio e o período do contrato. 

Para se ter uma ideia, uma empresa que vende um sistema de gestão com custo mensal de 39 € por mês, durante 6 meses, o LTV é de 234 €. 

Essas informações permitem que a loja de compare se o valor investido na aquisição de clientes corresponde à receita da empresa ao longo do tempo. 

Em muitos casos, o CAC pode ser alto, mas as empresas estão lucrando com um bom LTV. 

Outra oportunidade que este indicador oferece é a capacidade de identificar a necessidade de desenvolver outros produtos e serviços que possam aumentar o LTV. 

Os benefícios do marketing digital

Um planejamento de marketing traz muitos benefícios para empresas dos mais variados setores. Informe-se sobre isso lendo os tópicos abaixo.

Aumenta a visibilidade

Se seus clientes pesquisarem sobre consultoria em TI para obter mais informações sobre sua empresa e não conseguirem encontrá-la, provavelmente não retornarão para você. 

A maioria das visitas ao site da empresa é resultado de buscadores como o Google, o maior motor de buscas do mundo. 

Um bom investimento em marketing digital pode te ajudar a posicionar o negócio nos primeiros resultados e, assim, reduzir seu custo de aquisição de clientes (CAC).

Aprimora o relacionamento

Um dos maiores benefícios do marketing digital é que sua empresa pode construir relacionamentos mais próximos com seu público. Afinal, você pode usar vários canais para interagir com seus clientes.

Isso permite trocar ideias com os consumidores para entender melhor suas necessidades e, por exemplo, melhorar os envelope personalizados conforme os pontos negativos que o público apontar. 

Essa abordagem fortalece a confiança do cliente na marca e é a base de um bom relacionamento.

Personaliza as ofertas

Além de segmentar seu público e contatos de e-mail, personalizar sua comunicação é uma forma de atingir objetivos.

Todos os clientes em potencial têm perfis diferentes e vivenciam diferentes condições de vida.

Por isso, o marketing digital viabiliza produzir conteúdo próprio para cada tipo de cliente que a empresa de alpinismo industrial desejar.

Para fazer isso, obtenha informações sobre cada usuário, como:

  • Faixa de idade;
  • Renda;
  • Profissão;
  • Moradia.

Dados demográficos como os listados acima são essenciais para uma segmentação altamente personalizada e impactante.

Constrói autoridade de marca

Os sites e as mídias sociais provavelmente se tornarão marcas de prestígio por meio dos blogs da empresa.

Conteúdo de qualidade mostra que a marca resolve dúvidas, esclarece conceitos importantes e domina o ramo em que atua, seja de solo grampeado ou como consultoria contábil.

Dessa forma, será útil não só para os clientes que confiam mais na empresa, mas também para os formadores de opinião, a mídia e até os concorrentes que a citam em seus conteúdos.

Como aplicar o marketing digital?

Por fim, chegamos à parte mais prática do texto: dicas e exemplos de aplicação do marketing digital.

É importante conhecer as estratégias, pois elas facilitam a visualização da marca e a atração de clientes. Então, vamos lá!

Inbound marketing

Inbound é uma estratégia de marketing que motiva os usuários a procurar voluntariamente uma empresa depois de se interessar pelo que ela compartilha na web. 

Para aplicá-lo ao seu negócio, você precisa definir sua persona. 

Assim que o perfil estiver pronto, comece a criar conteúdo visando esse público, desde o contato inicial até a finalização da compra, utilizando diversos materiais. 

Você deve se concentrar em criar algo verdadeiramente personalizado e que agregue valor. Só assim poderá atrair pessoas para o seu negócio e mantê-las interessadas pelo que você oferece.

Site

Se você usa e-commerce, você tem um site. Mas se o negócio for diferente, você deve priorizar o desenvolvimento de uma página profissional para o nicho que está tentando construir uma presença online relevante.  

Além de transmitir confiança, é o site oficial que vai abrigar as campanhas de publicidade pagas e o blog.

Ainda, o site compartilha a identidade da marca, personalidade, canais de comunicação e apresenta os produtos e serviços da empresa. 

Em suma, coleta o máximo de informações possível sobre a empresa em questão em um mesmo lugar.

Remarketing

Depois de pesquisar um produto na internet, como uma  balança comercial ou um tênis específico, você provavelmente já se deparou com banners de publicidade sobre o item, com ofertas e modelos diversos, ou até recomendações como”você também pode gostar de” em outras páginas e redes sociais que visitou após a pesquisa ou compra.

Essa ação é especialmente importante como estratégia de marketing digital de e-commerce, e visa alcançar potenciais clientes com os quais interagiu ou mesmo reativar clientes antigos.

Para isso, mostra continuamente seu produto para os usuários que visitam seu site ou o pesquisam. 

Ao recorrer a essa estratégia, é importante definir bem os públicos de retargeting para cada campanha desenvolvida e determinar os critérios de remarketing em ações de longo prazo.

Essa estratégia também é um tipo de anúncio pago que você pode colocar no Google e nas redes sociais.

Landing page

Uma landing page é uma página criada para uma promoção de marketing específica.

Pense na página que é aberta quando você clica em um link para baixar um e-book, assinar uma newsletter ou uma petição.

A landing page pode ser descrita como uma ferramenta de captura de leads projetada para atrair e gerar contatos que serão ativados pelo seu negócio no futuro.

O objetivo desta página é bastante específico: capturar potenciais clientes. Portanto, deve ser simples e objetiva.

São compostas por um título, oferta exclusiva, um formulário para o usuário ceder informações e um CTA.

Usar essa estratégia de marketing digital é uma forma de se conectar com clientes em potencial. É hora de começar a se comunicar mais diretamente com esses contatos.

Vídeos

O conteúdo em vídeo é uma das maiores tendências da internet, por isso as empresas estão utilizando cada vez mais esse formato em suas estratégias de marketing digital. 

Isso acontece porque o vídeo é um material dinâmico, fácil de consumir e compartilhar.

Além disso, torna a comunicação mais interativa e permite o uso de recursos para aproximar os interlocutores do usuário em diversos canais.

Sua empresa pode lucrar muito criando um canal no YouTube, ou mesmo potencializar o alcance a partir de vídeos rápidos em plataformas como instagram e tiktok. 

Lembre-se que você precisa aprender a criar vídeos que atraiam usuários e resolvam problemas e necessidades.

No e-commerce, você pode usar o vídeo como um tutorial de como usar o produto, por exemplo.

Essas são as principais estratégias de marketing digital para gerar resultados rapidamente e com longevidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Dica Extra: how much does branding cost?

Related Posts

Enter your keyword