Gestão de Marketing: Saiba como fazer!

Gestão de Marketing: Saiba como fazer!

A gestão de marketing é essencial para garantir que todas as ações sejam estratégicas e bem planejadas e acompanhadas para obter melhor desempenho e sucesso. 

Muitas pessoas pensam que o marketing se resume apenas em divulgar produtos e serviços.

O sucesso das empresas depende muito de uma boa gestão de marketing. Ações pontuais podem gerar efeitos positivos por um tempo, mas não para sempre, se não forem bem embasadas e acompanharem potenciais mudanças de mercado.

O modo do marketing gerar resultados promissores é realizando pesquisas, planejamento, estratégia, mensuração e procedimentos que organizam todas as atividades. 

Tudo isso é possível, graças a gestão de marketing, área que coordena as pessoas envolvidas e as tarefas necessárias para a empresa alcançar as metas que deseja.

O que é Gestão de Marketing?

A gestão consiste em uma série de atividades de gerenciamento de pessoas, processos e estratégias de marketing e tem como finalidade gerar valor para o mercado, além de ajudar a cumprir com os objetivos e metas organizacionais, expandindo o alcance e reconhecimento da empresa.

A gestão de marketing permite identificar e atuar junto aos mercados-alvo, satisfazendo as necessidades do público e criando uma relação lucrativa com eles por meio de processos importantes em uma rotina de gestão das campanhas criadas, por exemplo.

Nesse sentido, é preciso ressaltar que o marketing vai muito além da divulgação de produtos e publicidade. 

A área possui atividades de definição de preços, pesquisa de mercado, estratégias de distribuição, design de produtos, assessoria de imprensa, entre outras ações determinantes para um empreendimento.

Com diversas atividades, a gestão efetiva de marketing é fundamental, sendo uma excelente solução para o desenvolvimento da marca. 

Por meio dela, o gestor consegue organizar atividades e alinhar os profissionais e setores envolvidos para que a empresa tenha um excelente desempenho.

A importância da gestão de marketing

Processos de gestão de marketing bem alinhados conseguem potencializar a imagem da marca, estabelecendo uma visão estratégica e coordenando os recursos para que todas as ideias colocadas no planejamento se tornem realidade de forma efetiva e qualificada.

Atingir e engajar clientes em potencial é algo fundamental para qualquer estratégia nos negócios.

A gestão de marketing aumenta significativamente a rentabilidade dos negócios, graças à análise de perfil dos clientes e possibilidade de consulta dos resultados das campanhas.

Além disso, favorece a participação no mercado e melhor análise de custos e do ROI (Retorno Sobre Investimento) para melhorar as ações realizadas. Mais ainda, permite avaliar o desempenho da equipe, promovendo estratégias cada vez mais assertivas.

Benefícios de executar uma gestão de marketing eficiente

Entender os benefícios da gestão de marketing e como as atividades podem beneficiar a empresa é o modo de obter excelentes resultados e iniciar a implementação desse setor. Os principais impactos da gestão de marketing são:

1) Melhor conhecimento do mercado

É impossível fazer uma gestão de marketing sem uma boa pesquisa de mercado. 

É por meio dessa ferramenta que se consegue compreender melhor os potenciais consumidores e, a longo prazo, melhorar ainda mais as campanhas e produtos oferecidos.

Afinal, é com base na coleta de dados sobre público e concorrentes que as estratégias são desenvolvidas de forma eficiente.

Esse conhecimento também ajuda a definir melhor o público-alvo da marca, permite conhecer os concorrentes, se antecipar a respeito de riscos e oportunidades, além de criar estratégias que geram satisfação nos consumidores.

2) Motivação eficiente da equipe

A definição e organização das estruturas de trabalho ajudam a motivar a equipe. 

Os colaboradores passam a confiar mais na empresa, entendem melhor o porquê do seu trabalho e como contribuir para o crescimento do negócio.

3) Aumenta a eficiência nos processos

A falta de uma gestão de marketing pode deixar os processos completamente bagunçados. 

Com todos os detalhes organizados e estipulados (considerando metas, objetivos de curto e longo prazo, etapas e orçamento, por exemplo), os processos acontecem de forma mais efetiva e a longo prazo.

Afinal, isso torna a equipe mais produtiva, motivada e direcionada, melhorando as entregas e otimizando os investimentos do negócio.

4) Fortalece a relação com os clientes

Uma gestão de marketing de sucesso é focada nos consumidores. A equipe de colaboradores precisa conhecer as principais características e comportamentos para criar produtos e estratégias alinhadas com as demandas da marca.

Deste modo, a empresa mantém os clientes satisfeitos, se comunica melhor com eles e estabelece uma relação de confiança e duradoura.

Gerar insights para algumas áreas do negócio e focar nos resultados são outros dos benefícios que a gestão proporciona.

Como colocar a gestão de marketing em prática?

A parte prática da gestão de marketing não acontece da noite para o dia. O primeiro passo é compreender o papel do marketing nos negócios e criar um planejamento claro, estudando audiência e mercado. 

O segundo passo é ter profissionais qualificados para decidir as formas de trabalho de forma mais efetiva, junto aos objetivos do negócio.

Algumas das responsabilidades do time de gestão de marketing são:

  • Coordenar as estratégias de marketing em diferentes canais;
  • Elaborar mensagens para impulsionar as vendas;
  • Gerenciar os orçamentos das campanhas de marketing e mídia;
  • Pesquisar e estudar profundamente os clientes e o mercado;
  • Desenvolver relacionamentos que ajudam no co-marketing.

Estas são apenas algumas das funções que os gestores de marketing podem executar para gerar resultados positivos para a marca.

Deste modo, a gestão de marketing nos negócios é uma maneira de estruturar e potencializar os resultados da sua marca, tornando-a mais popular e consolidando na área de atuação.

Related Posts

Enter your keyword