A grande maioria dos estágios são provenientes de cursos técnicos e superiores, no qual exigem estágios para a finalização da sua formação. A maior parte dos cursos superiores requerem um estágio com um mínimo de horas, dessa forma, o estágio prepara e ensina na prática toda a teoria estudada. É nesse sentido que o estágio é tão importante para a preparação do mercado de trabalho.
Atualmente existem vários programas de estágios, os extracurriculares, curriculares e os profissionais. Os estágios curriculares são organizados pelas instituições de ensino, são recorrentes no final do ano para colocar em prática toda a teoria lecionada. Os estágios extracurriculares são de iniciativa própria, não sendo avaliados, e por fim os estágios profissionais, são estágios remunerados que são financiados pelo estado. Realizar um estágio é uma excelente maneira de testar o mercado de trabalho e melhorar as capacidades profissionais. Apesar de serem por alguns meses muitos dos estagiários consideram uma oportunidade enriquecedora.
Qual a importância do estágio do ponto de vista do aluno:
- Fazer contactos na área a nível profissional
- Melhorar a postura e o comportamento social
- Melhorar a escrita
- Integrar-se no mercado de trabalho
- Aprofundar os conhecimentos
- Estimular a criatividade
Mais do que fazer as horas necessárias, o estágio é das primeiras oportunidades que um estudante tem com o mudo do trabalho. O estágio encaminha muitos alunos para perceber se querem ou não querem seguir a área escolhida.
Na perspetiva das entidades que acolhem os estagiários, esta experiência pode ser desafiante, pois os estagiários requerem alguma atenção e tempo. Contudo, se bem formado e motivado, um estagiário pode tornar-se num ótimo contributo para a empresa ou instituição em diversas vertentes como a:
- Melhoria de resultados
- Partilha de novas ideias
- Sugestão de novos métodos e processos de trabalho
- Ajudar nas tarefas desenvolvidas
- Perceber a visão do estagiário sobre a empresa
Artigo de: Catarina Canário