Inteligência Artificial: definição, e aplicação no quotidiano

Inteligência Artificial: definição, e aplicação no quotidiano

Compras, publicidade online, e assistentes digitais, são alguns dos exemplos do uso quotidiano da inteligência artificial. A inteligência artificial é considerada primordial para a transformação digital da sociedade e tornou-se uma prioridade da EU, saiba o porquê e quais as suas vantagens…

 

Podemos afirmar que a inteligência artificial (IA) é a capacidade que as máquinas possuem para reproduzir competências semelhantes às humanas como é o caso do raciocínio, a aprendizagem, o planeamento e a criatividade. Atualmente são inúmeras as utilizações da inteligência artificial, grandes empresas fazem uso da IA para agilizar processos, encontrando- se disponíveis tecnologias que reduzem o tempo de análise de informações nos processos, bem como tornam possível a extração de dados e a realização de pesquisas automáticas, tudo customizado de acordo com o foco do cliente. A inteligência artificial permite mais agilidade, mais produtividade, menos riscos para as empresas que assim decidem adotá-la. Estando presente no nosso quotidiano, a inteligência artificial apresenta aplicações que possivelmente nem reparou que são alimentadas pela inteligência artificial:

 

Compras e publicidade online

A inteligência artificial é amplamente utilizada para fornecer sugestões personalizadas às pessoas, com base, por exemplo, nas suas pesquisas anteriores ou outro comportamento online.

 

Pesquisa na web

Os motores de busca aprendem com a vasta entrada de dados, providenciados pelos seus usuários, para fornecer resultados de pesquisa relevantes.

 

Assistentes pessoais digitais

Os smartphones usam IA para fornecer um produto o mais relevante e personalizado possível. Os assistentes virtuais que respondem a perguntas, fornecem recomendações e ajudam em vários sentidos.

 

Casas, cidades e infraestruturas inteligentes

Termostatos inteligentes ou robôs de limpeza aprendem com o nosso comportamento para economizar energia, enquanto as cidades inteligentes pretendem controlar o tráfego para melhorar a conectividade e reduzir o trânsito.

 

Inteligência artificial contra a COVID-19

No caso da COVID-19, a IA tem sido usada no sistema de controlo térmico em aeroportos e em outros lugares. Também já tem sido usada para fornecer dados para localizar a propagação do vírus.

Após inumeradas algumas das vantagens da inteligência artificial para o nosso quotidiano e sociedade, será necessário compreender os senãos da IA. Alto custo de implementação e manutenção, substituição de postos de trabalho, dificuldade para inovar, e alta dependência da infraestrutura são algumas das desvantagens apontadas pelos especialistas relativamente à IA.

 

Graças aos avanços em IA existem variadíssimas áreas no qual a inteligência artificial encaixa, uma delas é o marketing. Algumas das principais aplicações da IA ​​no campo do marketing digital são:

 

  • Criação de conteúdos: utilizando certas ferramentas, podem ser criados conteúdos únicos e relevantes, sendo isto possível a partir de informações básicas e certos dados fornecidos pela IA.

 

  • Personalização de conteúdos: a evolução do uso das social media, gerou a necessidade de criar mais informação, o que influencia a necessidade dos sistemas de Big Data e IA, que tem capacidade infinita de processamento de dados. Com a Inteligência Artificial, pode ser oferecido conteúdo personalizado a cada utilizador automaticamente.

 

  • Publicidade programática: a os espaços de publicidade na web usam a IA para automatizar a compra de espaços publicitários, melhorando o processo, ou seja atinge segmentos mais específicos da população e reduz o custo de aquisição.

 

  • Chatbots: a IA permitiu o desenvolvimento de chatbots que oferecem uma comunicação eficaz durante 24 horas aos clientes. Permitindo gerir um grande número de solicitações em simultâneo, com um elevado nível de qualidade no serviço e melhorando a experiência do cliente.

 

  • E-mail Marketing: existem diversas ferramentas que utilizam o processamento de linguagem artificial para melhorar os resultados do e-mail marketing.

 

  • Recomendações: a IA permite dar recomendações de compra aos utilizadores, com base em dados como o histórico de pesquisas ou de compras.

 

AI

 

Artigo de: Catarina Canário

Related Posts

Enter your keyword