Sustentabilidade: conheça mais, e aprenda como aplicá-la no seu dia-a-dia

Sustentabilidade: conheça mais, e aprenda como aplicá-la no seu dia-a-dia

Nos últimos tempos, a ecologia e a sustentabilidade são assuntos recorrentes de discussão.

Ser sustentável é essencial para a preservação do nosso meio ambiente, sendo que é necessário tomar ações para que os recursos naturais não esgotem.

Na Europa são muitos os países que tem consciência de ser ecológico e sustentável, a adoção de medidas que evitem emissões de gases tóxicos, e o aumento do uso de plástico e papel tem aumentado nos últimos anos.

A 1 de julho de 2021, o governo português aprovou resoluções para reduzir o consumo de plástico e papel, proibindo o uso de materiais de plástico, como copos para café, palhinhas, talheres, entre outros.

O objetivo da estratégia europeia para os plásticos será assegurar, até 2030, que todas as embalagens de plástico colocadas no mercado da União Europeia sejam reutilizáveis, compostáveis, biodegradáveis, ou facilmente recicláveis.

Recomendando que todos os Estados-membros deverão incentivar a utilização de produtos que sejam próprios para utilizações múltiplas e que, depois de se terem transformado em resíduos, possam ser preparados com o objetivo de serem reutilizados e reciclados.

Para incentivar os consumidores a reduzir a utilização de produtos descartáveis, o governo português definiu que não será possível ir ao supermercado, a uma loja de roupa ou à farmácia e trazer os produtos em sacos sem pagar por isso.

Uma ótima sugestão de uma empresa que promove a sustentabilidade e que auxilia no processo de sermos mais ecológicos é a bioethic. Com pequenas alterações e mudanças na sua vida pode contribuir com a restauração do ecossistema. No dia-a-aplique as seguintes dicas, e irá tornar o mundo mais sustentável:

  • Substituir artigos de plástico para artigos sustentáveis e conscientes, permitindo o uso continuado de um artigo, em vez de mandá-lo ao lixo;
  • Diminua o seu tempo no banho, e reduza a quantidade de água gasta na lavagem da sua loiça;
  • Compre um filtrador de água, e comece a beber água da torneira filtrada;
  • Recicle, e dê uma nova utilização a artigos já usados, como frascos de grão ou de feijão;
  • Utilize energia solar na sua casa, se tiver possibilidade;
  • Invista em artigos em segunda mão ou vintage, é uma forma eficaz de reduzir o impacto têxtil. Um bom exemplo de uma loja que têm como objetivos, o fim do consumismo, é a jafoiteu, no qual poderá comprar ou vender artigos em segunda mão;
  • Invista em lâmpadas mais eficientes e económicas;
  • Reduza no desperdício alimentar.

Artigo de: Catarina Canário

Related Posts

Enter your keyword