Conheça a nova “profissão” da atualidade: influencer digital

Conheça a nova “profissão” da atualidade: influencer digital

Com a frequente utilização das redes sociais surgiu o fenómeno dos influencers digitais.

Estes definem modas, gostos e até motivações.

Descubra o que está por trás destes influenciadores…

Influenciadores ou digital influencers são pessoas que têm uma ampla audiência de seguidores, produzem conteúdos que utilizam nas suas plataformas digitais para atrair audiências.

Estas audiências estão predispostas a consumirem os seus conteúdos e por vezes acabam por deixar-se influenciar pelos seus comportamentos, opiniões e principalmente intenções de compra.

Existem dois tipos de influencers digitais: os influencers por tipo de conteúdo, e os influencers por número de seguidores.

Com o advento do digital, hoje em dia, temos os influenciadores digitais. Em relação ao tipo de conteúdo, estes podem ser divididos por vários tipos, como:

  • Bloggers: são personalidades que criam, onde divulgam informação atual, compartilham os seus gostos, expressam a sua opinião, colocam sugestões e consequentemente acabam por potenciar marcas.
  • Youtubers: os youtubers geram milhões de visualizações, tem o poder de definir tendências e influenciar o seu público. Atualmente, a geração Z têm uma grande ligação com este tipo de influenciadores.
  • Instagrammers: os instagrammers dedicam- se inteiramente aos seus contéudos na rede social Instagram, primam por perfis organizados, e com conteúdos de alta qualidade.
  • Celebridades: surgiram antes da exponencial utilização das redes sociais, mas hoje em dia, costumam aparecer nos grandes ecrãs e auxiliam- se das plataformas digitais para mostrar o lado mais pessoal das suas vidas.

Relativamente aos tipos de influencers por número de seguidores, estes são:

  • Megainfluenciadores: com mais de 500 mil seguidores. São geralmente mais celebridades/figuras públicas do que verdadeiros influenciadores, no entanto existem alguns megainfluenciadores que atingiram mais de 500 mil seguidores por mérito dos seus conteúdos.
  • Macroinfluenciadores: entre 30 mil e 500 mil seguidores. Em Portugal já existem uma grande variedade de macroinfluenciadores, sendo que existem mais macroinfluenciadores do que megainfluenciadores.
  • Microinfluenciadores: entre 5 mil e 30 mil seguidores; Caracterizam- se por ser pessoas comum do dia-a-dia que se tornaram conhecidas por algum conhecimento num tópico específico.
  • Nanoinfluenciadores: entre 500 e 5 mil seguidores. São o tipo de influencers mais recente.

Cada vez mais observamos o aumento do uso das redes sociais e dos influencers digitais, tendências para os próximos anos apontam que o crescimento dos influencers será superior ano após ano.

Artigo de: Catarina Canário

Related Posts

Enter your keyword