WhatsApp ou o Telegram: Um dos quebra cabeças da comunicação virtual

WhatsApp ou o Telegram: Um dos quebra cabeças da comunicação virtual

O WhatsApp é sem dúvida o rei em qualquer loja de aplicações, mas a cada dia que passa, o Telegram fica mais próximo do seu concorrente direto, e por aqui achamos que este tema merece alguma atenção, por isso vamos ajuda-lo a decidir qual destas aplicações é melhor para si, e para se juntar aos seus familiares e amigos em conversas online infinitas.

O WhatsApp foi criado em 2009, por dois antigos funcionários da Yahoo, Brian Acton e Jan Koum, que decidiram lançar uma aplicação após perceberem o potencial de uma loja de aplicações, neste caso a loja da Apple, a AppStore. Então com a ajuda do programador russo Igor Solomennikov, a aplicação foi lançada em novembro de 2009. Em 2014 foi adquirido pelo Facebook pela quantia de 16 milhões de dólares.

Já o Telegram, lançado em 2013, e uma criação de dois irmãos russos, Nikolai e Pavel Durov, que apesar de ter um crescimento mais lento, todos os dias avança para se tornar a concorrência do WhatsApp, tendo sido considerada uma das aplicações mais adquiridas de 2020, apesar de até hoje, ao fim de sete anos, nunca ter gasto um único cêntimo em publicidade.

No entanto, apesar da origem destas aplicações ser diferente, o que interessa são as funcionalidades que estas lhe podem oferecer.

Segurança

Ambas as aplicações têm mensagens encriptadas e opções avançadas de privacidade, que é na realidade o mais importante. No entanto o WhatsApp necessita do seu número de telemóvel, ao contrário do Telegram. E o Telegram pode ser utilizado anonimamente, coisa que não é possível fazer no WhatsApp.

A nova política de dados do WhatsApp tem estado envolta em polémica, visto que os dados adquiridos pela app são agora distribuídos pela família Facebook, de forma a melhorar o tipo de anúncios a mostrar a cada pessoa.

Já o Telegram tem na sua fundação um caso de proteção de dados, já que um dos fundadores, Pavel Durov, foi espedido das suas funções de CEO da VK (rede social russa) após recusar-se a entregar dados de manifestantes ucranianos a agências de segurança russas. Desde esta situação, os irmãos Durov iniciaram um exilio autoimposto e têm sido grandes bandeiras contra a interferência dos governos em redes sociais.

Recursos para mensagens

Ambas as aplicações mostram quem está a escrever uma resposta, notificam quando a mensagem é visualizada, permitem clipes de voz, permitem chamadas de voz bidirecionais, mostram a última vez que o utilizador esteve ativo, têm a opção de apagar o histórico de mensagens, permitem enviar a localização atual, suspender notificações e mostrar a sua disponibilidade no momento. No Telegram tem ainda a hipótese de mandar uma mensagem ou imagem temporária no telemóvel do seu familiar ou amigo, para que esta se apague, sem que tenha a hipótese de a guardar. No WhatsApp, pode fazer chamadas de vídeo até 8 utilizadores, algo que o Telegram ainda só permite a 2 pessoas.

Contactos

Tanto o Telegram como o WhatsApp integram os contactos já existentes do utilizador, no entanto, para poder mandar uma mensagem a alguém no Telegram, ambas as pessoas têm de aceitar ficar ligadas, algo que no WhatsApp não acontece, sendo que apenas é necessário ter o número de

telemóvel da pessoa para que esta receba uma mensagem sua. O Telegram também utiliza GPS para saber quais dos seus contactos estão perto de si.

Disponibilidade

Estas aplicações são muito semelhantes, ambas disponíveis para android e para iOS, sem anúncios, personalizáveis, e disponíveis para PC, no entanto, o WhatsApp desilude se quiser aceder ao WhatsApp Web, visto que para aceder ao WhatsApp no computador, o seu telemóvel terá de estar ligado a internet e vinculado ao PC, fazendo essa ligação através de um QR Code. Algo que o Telegram faz a qualquer momento sem ser necessário esta ligação.

Na generalidade, estas duas aplicações são muito semelhantes, e o WhatsApp já não está num pódio isolado. A cada atualização, o Telegram cresce e perde as fraquezas que o ainda separam do WhatsApp. A única coisa que ainda não o deixa crescer é o grupo de amigos de cada um, visto que se temos os nossos amigos e familiares numa aplicação, temos a tendência de seguir a maioria, no entanto parece que cada vez menos vamos ter esse entrave.

By: Filomena Pires

Related Posts

Enter your keyword