O que procurar ao criar uma estratégia de marketing

O que procurar ao criar uma estratégia de marketing

Saiba como montar uma estratégia de marketing que traga resultados efetivos usando os recursos certos.

Quando se pensa em estratégia de marketing esta é imediatamente associada a um planeamento para que a ação tenha o resultado esperado. Dessa forma, não se deve fazer as coisas de forma aleatória.

O objetivo deve ser pensado, mas olhando para o trabalho com flexibilidade, já que é preciso haver uma estratégia.

A grande questão é o que procurar antes e durante a execução da estratégia para garantir que todo o trabalho que se está a realizar chegue até o público certo com o impacto programado.

Saiba o que não pode ficar de fora de uma estratégia de marketing bem feita.

Uma identidade visual

O visual é o que fará o cliente lembrar a sua ação de marketing e por isso precisa de ser bem pensado.

Além de usar o logo da empresa, é possível ter um outro que seja específico da campanha ou do evento, sendo que esse deve ser agradável e atrair a atenção.

Considere 15 logotipos que o farão sorrir. Se forem interessantes para quem está a elaborar a estratégia, provavelmente agradarão também a quem pretende comprar.

Objetivo claro e definido

Para que não se perca durante a construção e desenvolvimento da estratégia de marketing é preciso ter muito claro qual objetivo que pretende atingir.

Essa deve ser uma das primeiras coisas a serem pensadas, pois o restante que for desenvolvido deve sempre almejar chegar ao mesmo lugar.

Se o objetivo é apresentar um produto novo num evento, por exemplo, isso deve ser feito em todas as etapas, não deixando que outra estratégia acabe por se destacar mais.

Profissionais que agreguem

Se ainda vai montar a sua equipa de marketing, vale a pena pensar muito bem quem serão os profissionais que farão parte da mesma.

Eles devem ter um pouco de experiência, mas principalmente gostar de inovar e entregar-se ao projeto.

Procure essas pessoas dentro da empresa ou fora dela. Se for o caso, conte com uma empresa especializada para o ajudar nessa etapa.

O interesse do público-alvo

Uma coisa a ter muito clara é que a campanha ou evento não é para a empresa, mas para os consumidores ou potenciais clientes.

Saiba o que eles esperam receber da empresa, conheça as expectativas, desejos e as oportunidades para criar ações mais efetivas.

Faça uma pesquisa de mercado com o público-alvo, conheça o que os concorrentes têm oferecido e procure destacar-se.

Procure pelos recursos disponíveis

O que poderá ser usado na estratégia de marketing? O que tem disponível no mercado que pode agregar valor?

Quanto dinheiro pode ser gasto em cada ação? Quais os melhores canais para divulgar?

Essas perguntas devem ser respondidas antes mesmo de se começar a pensar nas estratégias porque serão elas que definirão o que poderá ser feito e se existe alguma restrição em relação ao que havia sido pensado.

Os recursos disponíveis podem ajudar bastante no brainstorming, uma vez que a partir deste podem começar a surgir ideias.

Procure parceiros

Fazer parcerias pode ser bem interessante, mas para isso é preciso procurar por empresas que tenham os mesmos interesses e objetivos, jamais aquelas que tenham ideias conflituantes.

As parcerias acabam por ser vantajosas para ambos os lados porque os clientes das duas empresas ficam a saber da estratégia de marketing, permitindo aumentar a base que tem acesso a esta.

Esse trabalho conjunto pode ser realizado em diferentes etapas, como no marketing, captação de clientes ou nas vendas.

Clientes insatisfeitos

Já dizia a máxima que toda ação possui uma reação e isso não deixa de ser verdade. É claro que a estratégia de marketing está a ser pensada para atrair os clientes e agradá-los, porém, alguns podem ficar incomodados com algo e isso geraria um problema.

Procure lidar com os clientes insatisfeitos, não deixe que eles divulguem o que não os agradou e intervenha o quanto antes para reverter a situação. Procure-os e entenda o seu problema para que não volte a se repetir.

Isso pode ser feito com um atendimento personalizado, um canal no qual é possível expressar-se e obter um retorno e outros.

Ao procurar prestar atenção nesse ponto e ao criar uma estratégia de marketing, as possibilidades de ter sucesso e obter os melhores resultados aumentam. Portanto, procure parceiros e coloque tudo em prática.

Related Posts

Enter your keyword