Tecnologias que não podem faltar no seu carro

Tecnologias que não podem faltar no seu carro

GPS, condução automática e, até, internet no carro. Estes são apenas alguns dos recursos que facilitam a vida de condutores de todo o mundo, mas também a vida dos passageiros.

Embora todas as funcionalidades sejam excelentes, 35% dos condutores não utilizam ou entendem todas as tecnologias que existem no seu próprio carro. Esta falta de conhecimento deve-se, muitas vezes, à não explicação por parte dos vendedores.

Apesar de algumas funcionalidades passarem despercebidas, muitas fazem parte do quotidiano de condutores de todo o mundo. Sabe quais as tecnologias de que falamos?

1. Sistemas de apoio na condução

Muitos condutores já não se preocupam com a troca entre médios e máximos na aproximação de veículos, pois alguns carros já fazem todo o processo automaticamente. Quando se aproxima de outro carro, os máximos são automaticamente alterados para os médios. Quando o carro passa, volta a ter os máximos ligados no carro.

Detetar outros veículos é uma funcionalidade excelente que o apoia na condução e nas manobras; estacionar é muito mais simples com este apoio. Outro exemplo é o detetor de ângulo morto que avisa o condutor quando um carro se está a aproximar; este apoio tecnológico evita muitos acidentes.

As travagens autónomas de emergência também se destacam por travarem automaticamente o carro em situações inesperadas. Este sistema avisa o condutor ao mesmo tempo que controla o travão para evitar a colisão. Se não for possível evitar o acidente, o sistema tenta minimizar o impacto.

O controlo de velocidade é excelente para quem viaja na autoestrada, pois o carro mantém a velocidade e o condutor pode descansar o pé direito. Dessa forma, a única preocupação são as travagens. No entanto, já está a ser criada outra tecnologia que permite que o carro diminua a velocidade automaticamente quando o carro da frente fizer o mesmo.

Um último aspeto interessante que vamos comentar neste ponto é o apoio no arranque do carro. Com este apoio, o seu carro não volta a desligar ao arrancar na primeira; sem dúvida, uma ajuda enorme em subidas.

2. Facilidade e conforto

Ter o dispositivo móvel emparelhado no carro é sempre uma excelente ideia. Ligar para alguém ou atender chamadas é muito mais fácil porque se lhe ligarem pode atender a chamada a partir do ecrã que se encontra no centro do carro, ao lado do volante.

O GPS também é um recurso muito mais fácil de usar devido às novas tecnologias e, claro, excelente para quem vai a conduzir por causa do ecrã maior e mais próximo do volante. É possível guardar destinos – por exemplo, guardar o destino de casa ou do trabalho – e aceder aos mesmos rapidamente, mesmo durante a condução.

A nível de conforto, temos o ar-condicionado automático, que apesar de não ser uma novidade, é uma moda que veio para ficar e que, possivelmente, fará parte de todos os carros no futuro. Este sistema inteligente lê a temperatura que o condutor deseja sentir dentro do carro e estabiliza-a o mais rapidamente possível.

Devido à sua atuação rápida, o consumo de combustível é muito inferior, tornando-o um sistema económico. As peças para o ar condicionado também são baratas na autopecas24.pt, portanto qualquer avaria pode ser concertada sem problemas.

3. Entretenimento durante a viagem

Devido à existência de internet em muitos carros, o entretenimento já é possível, principalmente para os passageiros. Atualmente pode ter acesso aos vídeos do Youtube no seu carro, assim como às séries da Netflix.

A ligação do seu dispositivo móvel ao sistema do próprio carro também é simples, por Bluetooth, e permite ao condutor ouvir a música que tem no telemóvel. Se preferir, pode ouvir música no Spotify e Youtube, ou, até, aproveitar para colocar os podcasts em dia.

A facilidade de acesso ao entretenimento no carro, no entanto, deve ser usada com responsabilidade. Lembre-se que a sua distração pode provocar um acidente. Sendo assim, evite vídeos, séries ou outras formas de conteúdo que o possam distrair da condução.

 

As novas tecnologias vieram para ficar, mesmo no mundo automóvel. Estas facilitam imenso a vida dos condutores e permitem uma condução mais segura.

Conte-nos: o seu carro já tem todas estas tecnologias únicas?

Related Posts

Enter your keyword